Postos de atendimento ao trabalhador, em todo o estado de São Paulo


CONFIRA RELAÇÃO COMPLETA DOS PATs, clique aqui
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que concentra serviços gratuitos à população em todas as regiões do Estado.
 
Os PATs têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. Concentram os serviços prestados pela Secretaria, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.
 
Nos PATs são oferecidos os serviços de Intermediação de Mão de Obra, Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – também gerenciados pela SERT.
 
Histórico
 
Os PATs foram implantados em 1994. Hoje, a rede estadual, dividida em 21 Centros Regionais, é composta por 249 Postos, sendo 30 deles instalados em unidades do Poupatempo.
Além desta expansão, a SERT planeja aperfeiçoar as atividades desempenhadas nos Centros Regionais e nos PATs, melhorando as estruturas físicas e de acessibilidade, modernizando seu parque tecnológico, padronizando as unidades e os procedimentos, recapacitando e valorizando os funcionários. A ampliação e o fortalecimento da rede de atendimento atende as necessidades de emprego e renda, tornando o Sistema Público mais acessível ao cidadão.
 
Serviços
 
Intermediação de Mão de Obra – IMO
 
A IMO é uma ação que pertence ao Programa de Fomento ao Emprego e Renda, e objetiva (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, o Sistema Nacional de Emprego – SINE dispõe de informações acerca das exigências dos empregadores ao disponibilizarem suas vagas junto aos 240 PATs pertencentes à rede de atendimento da SERT. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.
Habilitação ao Seguro-Desemprego
 
O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. A habilitação ao Seguro-Desemprego é oferecida em todos os 240 PATs do Estado de São Paulo.
Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
 
Instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932 e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 22.035, de 29 de outubro de 1932 a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
 
A CTPS é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. O serviço de emissão de CTPS é oferecido em toda a rede de PATs do Estado de São Paulo.
Implantação do Sistema Mais Emprego
 
Ao longo de mais de duas décadas, o programa Seguro-Desemprego se consolidou no mercado de trabalho como importante instrumento social no combate aos efeitos do desemprego. No entanto, enormes desafios precisavam ser vencidos, sendo o principal deles a integração das políticas de trabalho, emprego e renda, assegurando ao trabalhador, ao tempo em que requer seu benefício, a condução para orientação, recolocação e qualificação profissional.
 
Em 2011 o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e a SERT, deram um importante passo na integração de suas ações ao implantar no Estado de São Paulo o “Mais Emprego”, sistema informatizado que atende a completude das políticas de emprego, e evolui, ao agregar ao pagamento do benefício, as políticas de Intermediação de Mão de Obra e de Qualificação Profissional.
 
Com o estabelecimento deste sistema, MTE e SERT cumprem a legislação do Seguro-Desemprego, e oferecem ao trabalhador uma oportunidade para ampliar as possibilidades de obter um novo emprego, e ser reconduzido mais rapidamente ao mercado de trabalho.
A implantação do sistema “Mais Emprego” em todos os 240 PATs foi realizada e acompanhada “in loco” pela equipe da COP, capacitando todos os funcionários da rede de atendimento. Para garantir a qualidade desse atendimento, esta equipe mantém um suporte interno que monitora o sistema permanentemente.
Parcerias
 
Visando a (re)colocação de um maior número de trabalhadores no mercado de trabalho, a SERT firma parcerias com diversas empresas e entidades, realizando grandes processos seletivos de sucesso. Podemos destacar algumas destas ações: na parceria com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação – SEAC, a empresa Quality disponibilizou aproximadamente 600 vagas de Auxiliar de Limpeza, e a empresa Guima Conseco aproximadamente 1.000 vagas; o Grupo Pão de Açúcar já  disponibilizou cerca de 3.000 vagas em diversas ocupações para atender suas futuras lojas e para reposição de  vagas das unidades já existentes; na área de telemarketing foi realizada parceria com as empresas Atento, que disponibilizou mais de 1.000 vagas, a Teleperformance com 600 vagas e a Extra Consult com 500 vagas; os hipermercados Sonda e Dia também já contrataram mais de 600 pessoas através destes processos seletivos. Além destes citados já foram realizadas ações com faculdades, universidades, entidades de classe e outras empresas como: Casas Bahia, Ormec Engenharia, Usiminas Mecânicas, Coorporativa Agrícola, Mazan Alimentos, Luandre, Usinas Ruette, Usina Guarani, Indústrias do Grupo Virgulino, Central de Negócios, Itaú e HSBC.
 
Estas parcerias também propiciaram a realização dos Mutirões do Emprego, com a disponibilização de vagas em diversos setores. O 1º Mutirão do Emprego aconteceu na Praça da Sé e contou com 32.199 mil vagas disponíveis, a seguir foram realizados os mutirões em Ribeirão Preto, com 5.771 mil vagas, em São José dos Campos, com 8.322 mil vagas, e Mutirão Estadual com 93.207 vagas disponíveis.
 
Fonte: http://www.emprego.sp.gov.br/emprego/postos-de-atendimento-ao-trabalhador


0 comentários:

Postar um comentário