sexta-feira, 19 de julho de 2013

História de Araraquara


A fundação de Araraquara:

Por: Davi Marques Pastrelo

Araraquara foi fundada por Pedro José Neto em 22 de agosto de 1817. Natural de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim - RJ, Pedro José Neto foi viver em Itú por volta de 1787, em 1790 fugiu de Itú rumo aos "Campos de Araraquara" devido à problemas com autoridades da região.

Juntamente com seus filhos instalou-se nos Campos de Aracoara, onde construíram a Capela de São Bento, santo que se tornaria padroeiro da cidade. A região era habitada pelos índios Guayanases, nome da cidade "Aracoara" em Tupi-Guarani significa: Lugar onde mora a luz do dia, ou "Morada do Sol".

Nos Campos de Araraquara, Pedro José Neto estabeleceu posse das regiões do Ouro, Rancho Queimado, Cruzes, Lageado, Cambuy, Bonfim e Monte Alegre.

Em 22 de Agosto de 1817, de acordo com o decreto real nº 32, foi criada a freguesia de São Bento, na época com cerca de 336 habitantes. Sua economia era baseada na pecuária e agricultura de subsistência.

Em 30 de Outubro de 1817, foi elevada à categoria de distrito e em 10 de Julho de 1832 passou a categoria de município, o qual somente foi instalado em 24 de Agosto de 1833. Foi neste período, que José Joaquim de Sampaio, trouxe para Araraquara as primeiras mudas de café e de laranja.

Durante a década de 1830 a 1885, o café teve pouca importância na economia da cidade, devido ao alto custo do transporte e mão de obra escrava, dos quase sete mil habitantes da cidade na época, cerca de 1000 eram escravos.

Araraquara passou à categoria de comarca em 20 de Abril de 1866, de acordo com a lei provincial nº 61. Neste período a cidade já possuía um aspecto urbano agradável, de acordo com relatos do Tenente - Bacharel Alfredo D. ’Escragnole, durante sua volta da Guerra do Paraguai.
Com a chegada da ferrovia em 1884, a mão de obra escrava é substituída pela mão de obra do imigrante (principalmente italianos, portugueses e espanhóis), a cidade entra no complexo comercial do café.

Pouco antes do advento da Republica, em 6 de fevereiro de 1889 é elevada à categoria de Cidade, pela lei provincial de nº 07.

Carta assinada por Pedro José Neto e mais 18 posseiros, que deu origem a concessão da Sesmarias de Terras



Abaixo a carta escrita pelo senador Vergueiro em 1816, pedindo a fundação de Araraquara:



0 comentários:

Postar um comentário